festival na tv chinesa

Padrão

A TV chinesa nos oferece mais de 40 canais abertos e existe uma grande facilidade de comprar DVDs e seriados “genéricos”, além claro da infinidade de programas disponíveis na internet. Entretanto, apesar dos mais de 40 canais disponíveis, somente 3 tem conteúdo em inglês que se salvam e o resto é tudo meio parecido, novelinhas românticas coreanas, novelas de guerra com Japão e/ou Kuomingtang e uma série de outros programas curiosos como óperas (orientais), música, programa de calouros em estilo japonês (com excesso de barulhinhos eletrônicos e remixes), programas de relacionamento e os telejornais (com conteúdo sempre restrito e controlado pelo vog). Mas de vez em quando, encontramos na TV chinesa documentários, filmes e transmissões de eventos que valem a pena assistir. Se quiserem saber mais sobre os programas da TV chinesa, posso fazer um post depois com as curiosidades..é só deixar um comentário pedindo 🙂

Nesta semana vimos a abertura do Festival Internacional de Cinema em Beijing. O evento começou com a chegada das celebridades no tapete vermelho (Zhang Ziyi, Andy Lau, Fan Bingbing, James Camerom etc), parecia ser a versão do Oscar chinês e resolvemos continuar assistindo quando…chamam uma autoridade governamental (tipo vice-secretário-executivo-do-departamento-revolucionário-nacional-de rádio-e-outros-meios-etc-e-tal) para o discurso de abertura, acabado o discurso típico chinês (longuinho, com oratória e conteúdo bem treinados), chamam outra autoridade governamental e ainda mais outra, afe, haja paciência, deu pena pois eles conseguiram deixaram com um ar de burocracia governamental um evento que tinha tudo para ser super artístico e cool.

Bom, mesmo assim, resolvemos dar uma chance para o evento. Segue o link de duas performances que gostei: a primeira é de uma dança com elementos budistas chamada 《千年千眼》-Qiānnián qiān yǎn (a sincronização de movimentos é incrível, levaram mais de um ano treinando) e o outro é de um cantor chinês, 刘欢 – Liú Huān, considerado o Rei do Pop Chinês, ele cantou 《天地在我心》– Tiandi Zai Wo Xin (algo como “o paraíso esta em meu coração). Ele pode não ser a beleza em pessoa, mas ganha em dobro em simpatia. Além de cantor é professor de Relações Internacionais e Música Ocidental, fala francês fluente, fez várias trilhas sonoras para filmes e novelas locais (a que eu acho mais engraçada é uma música de estilo kungfu, a《好汉歌》 – Hao Han Ge, traduzida como Canção dos Heróis e que as vezes cantamos no karaoque só para causar rs , sem os trajeitos do Liu Huan claro) e ainda cantou com a Sarah Brightman a música You and Me我和你–  na abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing em 2008.

Gente, será que meu gosto mudou muito? Ou será que só gosto porque consigo entender?? Não sei, ficam os links como curiosidades …

Anúncios

»

  1. Pena que não consigo abrir os links. Não sei se é o antivirus ou outra coisa qualquer. Continue escrevendo. É muito bom ler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s