falando em cachorros…o pequinês

Padrão

Segundo uma antiga lenda, um leão e um mico (fêmea) se a paixonaram e o resultado desse amor desproporcional… foi o cachorro pequinês.

O pequinês, com seus olhinhos esbugalhados e cara de  “só a mamãe mesmo para me amar” foi uma raça que ficou por muito tempo desconhecida da grande população uma vez que somente os membros da Cidade Proíbida poderiam tê-lo como animal de estimação. Também conhecidos pelos chineses por cachorro-leão devido a sua semelhança com os leões-guardiões dos portões imperiais, o pequinês é uma das raças mais antidas do mundo, com cerca de 2000 anos.

Somente em 1860 é que a raça ficou conhecida do Ocidente quando tropas britânicas invadiram e saquearam o palácio imperial de Pequim. Dizem que quase todos os pequinêses foram mortos durante a invasão (pelos seus próprios donos que depois cometeram suicídio). Contudo, alguns cães sobreviveram e foram levados como parte do saque para a coroa inglêsa.

Em 1949, o partido comunista proibiu ter cachorros devido a sua relação com sentimentos burguês e também por se tratar de algo supérfluo em tempos de fome. Durante o tempo de Mao, pouquíssimas pessoas tinham cachorros.

Hoje a China já é o terceiro país do mundo em termos de número de cachorros de estimação (são mais de 22,908,000*). Sim, DE ESTIMAÇÃO e não para consumo. Estados Unidos é o primeiro com cerca de 61,080,000 seguido do Brasil com 30,051,000.

notinhas:

Pequinês: Pekingese, Peke, Lion Dog, Pelchie Dog, Foo Dog (inglés)/北京犬 – běijīngquǎn or 京巴- jīngbā(chinês)

*fonte: http://www.mapsofworld.com/world-top-ten/countries-with-most-pet-dog-population.html

Anúncios

»

  1. No livro ‘A Mulher Imperial’ de Pearl Buck, eles estão presentes sendo os brinquedos das concubinas do imperador. Sabe que não havia lembrado de escrever sobre isso…hahaha
    Grande ideia! 🙂
    Parabéns está muito interessante seu blog.
    Beijo.

    • Obrigada Christine, adoro trocar figurinhas dessas nossas experiencias chinesas. Mesmo algumas experiencias sendo parecidas, cada um ve as coisas de um jeito diferente, e isso eh muito interessante.
      Seu blog tambem esta muito bacana, fiquei com vontade de conhecer Chángchūn (长春 – em chines significa a cidade da longa primavera, correto?) Bjos e boa viagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s