políticas únicas

Padrão

Depois da política do filho-único (1979), agora teremos a política do cachorro-único. Pelo menos em Shanghai, a partir de 15 de Maio de 2011, só será permitido um cachorro por residência. A nova política, bastante parecida com a implementada em Pequim desde 2006, além de restringir o número de cachorros por casa, também proíbe o porte de cachorros de grande porte como o mastiff tibetano e bulldogs ingleses (que nem é tão grande assim) para citar alguns. As pessoas com dois ou mais cachorros registrados no momento poderão continuar com os seus cães. Outro ponto é que caso o cachorro dê cria, os filhotes deverão ser vendidos ou dados à agência de doações até a idade de três meses.

Segundo o governo, as causas que levaram a restringir o número de cachorros são: (1) aumento no número de ataques de cachorros nos últimos anos, (2) muitas reclamações quanto ao barulho e latidos o que atrapalha a conviência social e (3 ) os donos geralmente não limpam as fezes dos cachorros na rua (o que infelizmente é verdade) o que pode gerar mais problemas de ordem sanitária.

Bom, acredito que eles poderiam abordar esses problemas de forma diferente como programas educacionais voltados a como criar um cachorro, desenvolvimento de cidadania e reforço das leis de higiene pública…mas cada cabeça uma lei…

No site Xinming (em chinês) a discussão segue acalorada. Há perguntas sobre qual o destino dos filhotes caso a pessoa não encontrar doadores ou caso os abrigos estejam cheios.  Outros defendem a política e acham que há um exagero de emoções, sustentando que deve-se amar os bicho mas devemos desenvolver amor, respeito e compreensao mais pelas pessoas do que pelos cachorros. Uma das respostas dos que são contrários a lei é que cães sempre serão cães enquanto pessoas nem sempre são pessoas (hum, interessante). Bom, e assim vai….

Minha simples teoria é que como aqui só pode ter um filho, os chineses começaram a ter mais cachorros, agora talvez eles tenham que recorrer aos gatos, peixes, passáros etc…desta forma, no futuro poderemos ter a política do gato-único, peixe-único, coelho-único etc etc…Mas para o bem da economia, acho que não teremos a política do carro-único tão cedo…

one-child policy: 计划生育政策 (jìhuà  shēngyù zhèngcè)

one-dog policy: 一犬一户(yī quǎn yī hù) ou 一户限养一犬 (yī hù xiàn yǎng yī quǎn)

Xinmin: http://news.xinmin.cn/t/hsblh/2010/11/05/7539648.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s